Tamanho da Tela: 15 minutos (Tela 2 – Correção)
Objetivo: Identificar pullbacks (correções) contra a tendência principal para buscar pontos de entrada favoráveis e seguros.
✅ Composição Confirmada do Layout A – Escolhido por você:
| Elemento | Parâmetros | Finalidade |
|---|---|---|
| Médias Móveis Aritméticas | 9 e 21 períodos | Indicam a microtendência e atuam como zonas de suporte/resistência dinâmica |
| Bandas de Bollinger | 20 períodos, desvios 2,0 e 2,5 | Identificam compressões, exaustões e zonas de reversão de curto prazo |
| Estocástico Lento | %K = 14, %D = 3 (normalmente suavizado) | Detecta sobrecompra/sobrevenda com menos ruído e mais confiabilidade |
| Volume Financeiro | - | Valida a força ou fraqueza da correção com base na participação institucional |
🔍 Resumo da Estrutura e Como Utilizar na Tela 2:
| Componente | O que Observar | Como Usar |
|---|---|---|
| MM 9 e 21 | Preço cruzando ou voltando nelas | Entrada possível se respeitar a tendência da Tela 1 |
| Bandas de Bollinger | Preço tocando banda externa ou reentrando | Alerta de exaustão ou ponto de respiro na correção |
| Estocástico Lento | Entrando em sobrecompra/sobrevenda + cruzamento | Filtro técnico: sinal de entrada se favorável à tendência maior |
| Volume Financeiro | Correção com volume decrescente | Correção fraca = melhor ponto de entrada |
📈 Exemplo de Sinal Clássico:
-
A tendência da Tela 1 (H1) é de alta
-
O preço corrige na Tela 2 e volta na MM21
-
O Estocástico Lento cruza de baixo pra cima na região de sobrevenda
-
O volume está mais fraco na correção do que no movimento de alta anterior
👉 Entrada compradora clássica, com alvo próximo ao topo anterior ou conforme o plano de manejo.
✅ Avaliação Final do Layout A – Tela 2:
| Critério | Avaliação |
|---|---|
| Clareza | ⭐⭐⭐⭐☆ (muito claro) |
| Ruído | ⭐⭐☆☆☆ (baixo, mas sensível a laterais curtas) |
| Utilidade em tendência | ⭐⭐⭐⭐⭐ (excelente) |
| Confirmadores de entrada | ⭐⭐⭐⭐⭐ (completos e sinérgicos) |
| Volume como filtro | ✅ sim, e muito útil |
| Risco de Overfitting (excesso de filtro) | 🔸 baixo, se usar com disciplina |